Nacional

INAM confirma ventos e chuvas a partir de hoje em Nampula e Cabo Delgado

2019-04-24 13:31:53 (UTC+01:00)

As províncias de Cabo Delgado e Nampula poderão registar chuvas, ventos e trovoadas intensas a partir da tarde de hoje, devido à influência de uma tempestade tropical moderada que vem evoluindo no canal de Moçambique, desde há sensivelmente 72 horas.

MAPUTO- Baptizado como “Kenneth”, o fenómeno formou-se no norte de Madagáscar como um sistema de baixas pressões, mas ontem se intensificou progressivamente, tendo às 14 horas evoluído para tempestade tropical moderada, segundo informação confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

A sua trajectória, segundo um aviso emitido na tarde de ontem pelo Centro de Análise e Previsão de Tempo, continua em direcção à costa de Cabo Delgado, onde se prevê que influencie o estado do tempo a partir da tarde de hoje, com chuvas intensas, acima de 100 milímetros em 24 horas; trovoadas e rajadas de vento soprando a velocidades de 80 a 130 quilómetros por hora.

Prevê-se ainda que o centro da tempestade entre no continente amanhã através do distrito de Palma, mas mesmo assim as chuvas e os ventos fortes vão atingir Nacala, Memba, Eráti, Namapa, Ilha de Moçambique, Mussoril e Monapo, na província de Nampula.

A navegação marítima no canal de Moçambique será igualmente afectada pelo mau tempo, que se fará sentir até sábado.

Face ao fenómeno, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alerta para o risco de inundações urbanas e erosão em Pemba, Nacala-Porto e Nacala-a-Velha, para além de prováveis transbordos das bacias do Rovuma, Messalo, Montepuez, Megaruma e Lúrio, afectando perto de 70 mil pessoas.

Por sua vez, o Centro Nacional Operativo de Emergências (CENOE) recomenda a retirada urgente das comunidades e bens das baixas dos rios, reforço das coberturas das casas e a permanência apenas em locais seguros. Há ainda que ficar longe das linhas de transporte de energia eléctrica e atento às informações que vão sendo difundidas pelas autoridades locais.