Nacional

INAS acolhe idosos vulneráveis em Catembe

2016-10-26 09:27:56 (UTC+01:00)

O gabinete da Mulher, Criança e Acção Social no distrito municipal da Catembe apoia através dos seus programas, em coordenação com o Instituto Nacional de Acção Social, cidade de Maputo, idosos vulneráveis e em situação de abandono e descriminação.

MAPUTO- Dos programas implementados afim de colmatar os problemas causados maioritariamente pela sociedade, estão em acção neste distrito o PASD (Programa de Apoio Social Directo), o PASP (Programa de Acção Social Produtiva) e o PSSB (Programa de Subsidio Social Básico).

Segundo Alcandre da Silva Mazenga, técnico de acção social no distrito municipal de Catembe, a politica do INAS não é a institucionalização, mas sim é sensibilizar a família a incluir o idoso nas suas relações e na sociedade, porque “o que tem acontecido é que os velhos são expulsos acusados de feitiçaria”, afirma.

Segundo explica Alcandre o INAS disponobiliza um valor mensal para a garantia das necessidades básicas da vítima. O valor depende do agregado familiar que este posssui, exemplificando que no caso de um individuo que vive sozinho o Instituto Nacional de Acção social dá trezentos e dez meticais mensalmente.

Em contrapartida, aos idosos abandonados definitivamente e aos que viviam nas ruas e procuraram ajuda neste gabinete o INAS tem um lar que alberga idosos neste distrito.

No lar estão acomodados até o momento cerca de dez idosos onde é responsabilidade de cada um cuidar do outro. O lar de idosos está localizado no bairro de Chamissava em Catembe, e esta sob responsabilidade do INAS e o Gabinete de Mulher e Accao Social que mensalmente tem alocado cesta básica para cada morador neste local. [VM]