Nacional

INATTER averigua suspeitas de corrupção na emissão de cartas

2019-09-26 07:48:08 (UTC+01:00)

O Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER), nomeou uma comissão para averiguar a emissão de cartas de condução, depois de indícios de corrupção revelados numa investigação, disse ontem fonte do organismo à Lusa.

MAPUTO- A comissão vai auditar o sistema que emite cartas para identificar quais foram entregues sem cumprir os critérios regulares, acrescentou. O Centro de Integridade Pública (CIP) divulgou, na segunda-feira, uma investigação sobre alegados casos de corrupção no Inatter, em Maputo.

Segundo o relatório, cartas de condução são vendidas por cerca de 50 mil meticais a pessoas que nunca tiveram aulas, num esquema que envolve funcionários do instituto.
A situação torna-se mais relevante devido aos elevados níveis de sinistralidade rodoviária em Moçambique, destaca o CIP.

Um total de 1254 pessoas morreram em acidentes de viação no país em 2018, de acordo com dados da Polícia compilados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a percentagem de mortes por número total de vítimas anual subiu de 27,9% ,em 2017, para 32,8%, em 2018.

A sinistralidade rodoviária tem estado abaixo dos níveis registados nos países vizinhos, de acordo com dados oficiais, mas o país lusófono tem também uma das redes viárias menos desenvolvidas.