Nacional
"Incêndio na pista do ATCM não foi propositado” – afirma gestão do clube
2024-10-01 16:57:35 (UTC+01:00)
O incêndio, ocorrido na pista do ATCM, no último domingo, foi involuntário e possivelmente provocado por fagulhas de carvão ou lixo queimado nas proximidades, indicam as investigações preliminares do clube de desporto motorizado em Moçambique.
A informação foi avançada, em um comunicado que a Integrity teve acesso, assinado pelo coordenador da Comissão de Gestão do ATCM, Ercílio Maciel Alibai. A entidade desportiva entende que o calor intenso e ventos fortes registados naquele dia influenciaram para que o incêndio atingisse aquelas proporções.
“As condições climáticas típicas desta época do ano, como ventos fortes, ar seco e pouca precipitação, associados à proximidade com a zona costeira e à presença de capim seco e pneus, contribuíram para a rápida propagação das chamas”, lê-se no documento.
Apesar das proporções atingidas pelo incêndio, que chegou a mobilizar três viaturas de bombeiros e vários voluntários para debelar as chamas, a gestão do clube afirma que não houve perdas materiais relevantes assim como nenhum risco à vida humana.
Esta não é a primeira vez que a pista do ATCM é deflagrada por incêndio. Estes episódios têm preocupado os moradores das redondezas da pista devido aos numerosos pneus obsoletos existentes no local bem como pelo não esclarecimento das causas.
Este foi o segundo incêndio de grandes proporções registado na cidade de Maputo em três dias. No outro episódio, ocorrido na última sexta-feira, as chamas consumiram três armazéns no jardim dos namorados.