Nacional
Inflação faz “estragos” na renda familiar dos moçambicanos
2016-05-05 13:47:35 (UTC+01:00)
A situação económica actual que o país está a atravessar tem vindo a influenciar sobre maneira no aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade o que tem comprometido as contas mensais das famílias moçambicanas.
MAPUTO- Os cidadãos estão a reclamar da subida desenfreada dos preços dos produtos básicos no mercado nacional facto que segundo os lesados faz com que gastem mais do que ganham mensalmente.
“Para além da escassez de produtos frescos que tem afectado a região sul devido a escassez de chuvas, agora temos de lidar com o aumento diário dos preços de outros produtos, a vida está cada vez mais difícil”, desabafou um cidadão interpelado pela nossa equipa de reportagem.
Rafael Baptista, comerciante, lamentou as dificuldades que o país atravessa e disse que os trabalham com o comércio, pouco podem fazer para minimizar os preços dos produtos e justificou “a maior parte dos itens que eu comercializo são importados da Africa do Sul e com a depreciação do metical as compras lá ficam mais caras assim coma as viagens por isso é inevitável que os preços aumente, nós também queremos um lucro”.
A quem lamentou o facto de o país ser consumista e importar muitos produtos que podiam ser produzidos internamente, como o caso de itens que podem ser cultivados.
“Nós temos vastas extensões de terra aráveis e que são pouco aproveitadas, porque não usa-las para produzir, tomate e outros legumes e frutas e deixar de depender da Africa do Sul, porque não investir nessas áreas? Eu acho que ia ajudar muito a nossa economia e baixar o custo de vida no país”, disse jerónimo estudante universitário. [FI]