Nacional
“Informais” provocam tumultos na baixa
2020-03-13 11:59:41 (UTC+00:00)
Vendedores informais que desenvolvem seus negócios na zona baixa da cidade de Maputo paralisaram esta manhã a circulação de pessoas e de viaturas, colocando barricadas nas avenidas Alberto Lithuli, Guerra Popular, Filipe Samuel Magaia e 25 de Setembro.
MAPUTO- Os manifestantes reagem ao ultimato do Conselho Municipal de Maputo, dando conta que a partir de hoje todos os vendedores informais devem retirar-se das ruas e ocupar bancas existentes nos 65 mercados municipais.
Desde a eclosão da confusão nas avenidas da zona baixa da cidade de Maputo, onde os vendedores informais desenvolvem os seus negócios, não há circulação de qualquer viatura, desde as privadas até ao transporte público de passageiros, devido às barricadas, queima de caixas de papelão.
Neste momento, um grupo de vendedores desloca-se ao Conselho Municipal de Maputo para uma reunião com membros do CMCM. Enquanto isso, outra parte dos revoltosos encontram-se amotinados junto ao edifício do Tribunal Administrativo.
A Policia de Protecção e a Unidade de Intervenção Rápida entraram em acção para amainar os ânimos dos manifestantes disparando armas de fogo e granadas de gás lacrimogéneo.