Nacional

INGC lança premio jornalístico para incentivar informação sobre desastres naturais

2016-09-04 07:19:04 (UTC+01:00)

O Instituto moçambicano de Gestão de Calamidades (INGC) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou, sexta-feira, um concurso denominado prémio jornalístico em redução de riscos e desastres?.

MAPUTO- A iniciativa visa essencialmente estimular a comunicação social a divulgar informação que concorra para a educação das comunidades sobre os riscos e desastres no país.

O concurso, cuja premiação única atinge 100 mil meticais comporta três categorias nomeadamente, melhor artigo jornalístico na imprensa escrita, melhor reportagem radiofónica e melhor programa televisivo.

Falando à imprensa, o porta-voz do Centro Operativo de Emergência (CENOE), braço operativo do INGC, Paulo Tomás, citado pela AIM, explicou que para cada categoria haverá um premiado que além do valor, obterá um diploma de participação.

Sobre o júri, o porta-voz do CENOE explicou ainda que será composto, além do PNUD e do INGC, de personalidades provenientes do Gabinete de Informação, Universidade Eduardo Mondlane, bem como o Sindicato Nacional de Jornalistas.

A fonte disse que o projecto visa ainda encorajar aos jornalistas a massificar a divulgação dos artigos pedagógicos sobre a redução dos desastres naturais no país. [FI]