Nacional
Inicia a canalização de bens a indivíduos vulneráveis em Maputo
2016-10-24 13:55:49 (UTC+01:00)
Já iniciou a distribuição de donativos a pessoas vulneráveis, à luz da nova postura em vigor na cidade de Maputo, que penaliza quem pede e oferece esmola na rua.
MAPUTO-A campanha piloto teve lugar na sexta-feira passada, no bairro de Xipamanine e nela tomaram parte mais de quatro centenas de indivíduos vulneráveis, maioritariamente idosos ou portadores de deficiência. Os bens foram oferecidos por instituições e pessoas de boa vontade e o município fê-los chegar aos necessitados.
De acordo com o responsável pela área de população de rua e mendigos no município de Maputo, Boavida Chambale citado pelo Noticias, a ideia é que as campanhas sejam realizadas todas as sextas-feiras e em breve, serão criados dois centros abertos, para onde deverão ser canalizados os produtos.
De acordo com a nossa fonte, em paralelo à recolha de donativos, estão a ser cadastrados indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e que dependem de esmola para que se possa melhor canalizar a ajuda. Aqueles que têm condições de exercer actividades vão ser reintegrados na área laboral.
Com a entrada em vigor da nova postura, é proibida a distribuição de qualquer tipo de apoio aos mendigos à porta de estabelecimentos comerciais, hoteleiros, de restauração, locais de culto, entre outros. O documento proíbe também a oferta de esmola na rua por automobilistas e transeuntes.
O município deu conta que está a sensibilizar os cidadãos e só depois aplicará medidas punitivas. [VM]