Nacional

Inicia campanha de emissão de BI’s e passaportes para moçambicanos em Malawi

2024-05-27 13:01:49 (UTC+01:00)

A emissão destes documentos, em campanha que inicia hoje, segue-se ao registo massivo de nascimento que serviu para a atribuição de nacionalidade moçambicana aos concidadãos residentes em Malawi.

Para o efeito, já se encontra na cidade de Blantyre, uma equipa da Direcção Nacional de Identificação Civil e do Serviço Nacional da Migração, que se encarregará pelo trabalho a nível dos distritos, uma campanha que terá a duração de cinco dias.

O encarregado de negócios no alto comissariado de Moçambique no Malawi, José Zitha, disse que a campanha surge em resposta ao pedido formulado ao Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, aquando da sua visita de Estado efectuada ao Malawi.

Segundo José Zitha, a comunidade moçambicana residente em Malawi pediu ao Chefe do Estado o envio de uma equipa à aquele país para facilitar o tratamento de documentos, o que era um calcanhar de Aquiles para a comunidade.

A vinda desta equipa técnica da Direcção Nacional de Identificação Civil e do Serviço Nacional da Migração é, para Zitha, uma grande conquista para a comunidade moçambicana, pois representa o fim de um dilema.

Zitha explicou que depois desta campanha, os serviços consulares de Moçambique em Blantyre, continuarão a emitir normalmente os bilhetes e passaportes para cidadãos moçambicanos ali residentes.