Nacional
Inicia hoje incineração de enchidos de carne
2018-03-12 07:54:33 (UTC+00:00)
Inicia hoje na Matola, província de Maputo, a incineração de cerca de 55 toneladas de enchidos de carne das marcas Enterprise e Rainbow Chiken, cativados pelas autoridades durante a semana passada, numa acção visando prevenir a eclosão da listeriose.
MAPUTO- A medida surge depois de se comprovar que o consumo de tais produtos, que incluem polones, russians e salsichas, esteve na origem da eclosão de casos da doença na África do Sul.
Como primeira medida preventiva, as autoridades moçambicanas interditaram a importação e venda destes produtos no mercado nacional, assim como têm apelado as famílias a não consumirem os alimentos que, porventura, tenham em suas casas para evitar a eclosão da listeriose, uma doença que tem como característica a intoxicação alimentar que pode levar à morte.
Ainda nesta semana, seguirão depois as cerca de 40 toneladas de enchidos de carne da distribuidora Tio Peixe recolhidos em todo o país e concentrados na Matola, local onde vai decorrer a incineração.
Enquanto decorrem as incinerações, os trabalhos de inspecção continuam para a cativação de mais produtos até que as autoridades moçambicanas levantem a interdição.
Segundo as autoridades da Saúde, a bactéria causadora da listeriose ocorre amplamente em ambientes agrícolas, aquacultura e processamento de alimentos. Cresce também em baixas condições de oxigénio e temperatura, assim como sobrevive por longos períodos no ambiente, nos alimentos e na geleira.