Nacional
INNSS quer eliminar "pensionistas-fantasmas"
2017-01-27 05:40:59 (UTC+00:00)
O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) anunciou ontem que vai submeter à prova de vida 51.462 pensionistas em todo o país, para eliminar os "pensionistas-fantasmas" do sistema.
MAPUTO- O INSS refere em comunicado, que a Prova Anual de Vida (PAV) vai abranger 1.327 pensionistas por invalidez, 25.862 por velhice e 24.273 por sobrevivência, suspendendo o pagamento àqueles que não a fizerem.
"A Prova Anual de Vida permite saber quantos pensionistas existem no país e evitar o pagamento de pensões a pensionistas fantasmas ou estranhas ao Sistema de Segurança Social Obrigatória", disse o substituto do director-geral do INSS, Daniel Clemente, citado pela Agência Lusa.
Daniel Clemente disse que em 2016, a PAV permitiu que 4,6% do total dos pensionistas perdessem esse direito, por terem falhado a verificação da sua existência física e do respectivo direito à pensão.
De acordo com a fonte acima citada, no ano passado, o Estado submeteu mais de 100 mil funcionários à prova de vida, com o objectivo de eliminar da folha de salário do Estado "funcionários-fantasmas", que são pessoas que recebem ordenados sem nenhum vínculo com o aparelho do Estado.