Nacional

INP esclarece sobre descoberta de petróleo em Inhambane

2017-02-28 14:45:29 (UTC+00:00)

Estando a circular notícias contraditórias e imprecisas sobre uma descoberta de petróleo na Área de Pande e Temane, o Instituto Nacional de Petróleo esclarece o seguinte:


1. Na execução do Plano de Actividades visando a implementação do Projecto de Petróleo Leve em Inhassoro, aprovado no âmbito do Plano de Desenvolvimento de Pande e Temane (Área do Contrato de Partilha de Produção), a Sasol Petróleo Moçambique procede, desde meados de 2016, a abertura de furos de produção (gás e petróleo);

2. Em finais de Agosto do ano passado (2016) a concessionária identificou durante a abertura do furo de produção de gás denominado T-27 (Temane), alguns reservatórios confinados contendo gás e petróleo, até então não conhecidos, cuja comercialidade deve ser avaliada;

3. Até ao momento, foram abertos na Área do Contrato de Partilha de Produção um total de 5 furos de produção, sendo três de gás natural em Temane e dois de petróleo na área de Inhassoro (I-15 e I-16), sendo esta última já conhecida.

4. Esta nova descoberta (T-27) foi pontualmente notificadas às autoridades moçambicanas, incluindo ao público em geral, em Agosto e Setembro de 2016, respectivamente.

Neste contexto, visando dissipar dúvidas e mal entendidos informa-se ao público em geral que em 2017 não foi feita nenhuma outra descoberta para além da referida em Agosto de 2016. As menções ao desenvolvimento e implementação de projectos de produção de petróleo referem-se ao Projecto de Petróleo Leve em Inhassoro, cujo Plano de Desenvolvimento foi aprovado em Janeiro de 2016.

Qualquer descoberta e ou informação relativa aos Recursos Minerais o Governo de Moçambique no âmbito das suas atribuições e responsabilidades para com o povo usará de todos os meios ao seu dispor para informar em primeira mão aos moçambicanos”
, esclarece o Comunicado enviado à FOLHA DE MAPUTO.