Nacional

INS realiza ensaios clínicos de vacinas contra o novo coronavírus

2021-07-20 23:11:42 (UTC+01:00)

O Instituto Nacional de Saúde,em parceria com o Instituto Internacional de Vacinas,através da iniciativa de expansão e distribuição de vacinas contra a COVID-19 em África,vai realizar ensaios clínicos de fase II e III da vacina Verocell contra a COVID-19.

Segundo um comunicado do INS, na posse da "Folha de Maputo", indica que os estudos terão lugar nas cidades de Maputo e Beira e serão financiados pela Coligação para a Inovação na Preparação de Resposta às Epidemias (CEPI).

O ensaio clínico de fase III tem com objectivo avaliar a eficácia da vacina Verocell contra as variantes de circulação local que representam preocupação e compreender a durabilidade da imunidade após a vacinação. Os estudos também avaliarão a imunogenicidade da vacina em indivíduos infectados pelo HIV, o que pode ampliar a indicação da vacina para uso nesta população. Além disso, no âmbito deste estudo será avaliado o potencial de co-administração da vacina Verocell com vacinas contra a gripe Influenza sazonal.

Em separado, um estudo de Fase II avaliará a segurança e imunogenicidade de esquemas mistos de administração da Verocell e de outras vacinas contra a COVID-19. O ensaio irá investigar o potencial de utilização de duas vacinas diferentes no mesmo indivíduo - facto que poderá trazer maior flexibilidade e eficácia às campanhas de vacinação.

A Iniciativa ECOVA, integra o Instituto Nacional de Saúde (INS), o Instituto Internacional de Vacinas (IVI), o Centro Internacional para Pesquisa de Doenças Diarreicas no Bangladesh (ICDDR,B), a Universidade de Heidelberg na Alemanha, a Universidade de Harvard nos EUA e a Universidade de Antananarivo em Madagáscar.

Os participantes dos estudos serão acompanhados durante dois anos para a colheita de dados importantes de longo prazo sobre as vacinas em uso. Os ensaios arrancam em Setembro próximo e os primeiros resultados poderão estar disponíveis no final do presente ano. A realização destes estudos em Moçambique observa os mais elevados padrões de ética e segurança exigidos ao nível nacional e internacional.