Nacional

INSS deverá publicar contas do exercício financeiro de 2012 a 2014

2015-07-21 07:33:30 (UTC+01:00)

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) deverá publicar os relatórios de contas atrasados do seu exercício financeiro de 2012 na próxima semana, as de 2013 até 31 de Agosto e 2014, entre Novembro e Dezembro próximos.

MAPUTO - Segundo escreve o “Notícias” na edição de hoje, os prazos foram ontem fixados pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, deplorando o atraso na publicação da vida financeira desta instituição pública gestora do sistema nacional de segurança social, actualmente com 66.182 contribuintes, entre trabalhadores e empresas, e pouco mais de 1,3 milhão de beneficiários, dos quais 45 mil são pensionistas.

Falando ontem durante uma visita de rotina à sede do INSS em Maputo, o governante disse que a instituição deve ser robusta, credível, transparente e eficiente, o que passa por apresentar publicamente os seus investimentos, retornos, receitas, despesas e demais movimentos, o que permitirá aos contribuintes e pensionistas, que são os donos dos fundos, perceberem em que ponto estão as suas poupanças.

Em cerca de duas horas, o PM escalou diversos compartimentos do edifício-sede da instituição, um imponente prédio localizado no bairro do Alto-Maé, reuniu-se com trabalhadores e viu como são atendidos os pensionistas que se dirigem ao local, tendo recomendado melhorias urgentes.

Carlos Agostinho do Rosário foi categórico ao dizer que alguns dos beneficiários do INSS percorrem longas distâncias e chegados ali não devem ser atendidos por agentes de segurança e num espaço inadequado como constatou durante a visita. É preciso que se aperfeiçoe o ambiente em que os utentes tratam as suas preocupações.[OD]