Nacional

Insumos agrícolas mais perto dos agricultores na Beira e Nacala

2015-09-10 09:13:39 (UTC+01:00)

Em 2006 os agricultores, dos corredores de Nacala e Beira, tinham de percorrer cerca de 179 quilómetros e ctualmente, eles fazem menos de 30 quilómetros para encontrar um local de venda de insumos.

Os Produtores agrícolas dessas zonas tem a vida mais facilitada, isso porque existe uma rede de comerciantes que oferecem aqueles serviços e tecnologias.

De acordo com o Notícias, desde 2006, a AIMS (Agricultural Input Market Strengthening), projecto implementado pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), formou 201 agro-comerciantes que cobrem os corredores da Beira e Nacala.

A capacitação tinha como objectivo criar uma rede de fornecedores de insumos, e formá-los em matéria de acesso ao crédito.

Nos distritos abrangidos pelo projecto, segundo o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial (SPEED), o número de fornecedores de insumos agrários nos Corredores da Beira e Nacala aumentou de 150, em 2006, para mais de 600 em parte pelas actividades de capacitação de programas financiados por doadores como USAID, AIMS e outros programas.

Dez destritos foram abrangidos pela iniciativa, das quais quatro províncias nos corredores da Beira e Nacala, nomeadamente Zambézia (Alto Molócuè e Guruè); Nampula (Malema e Ribáuè); Sofala (Búzi, Nhamatanda e Dondo) e Manica (Sussundenga e Gondola). [FI]