Nacional
Intensifica-se corte ilegal de madeira em Tete
2016-08-24 08:20:16 (UTC+01:00)
O corte ilegal de madeira associado à falta de reposição das árvores tem vindo a intensificar-se nos últimos tempos na província de Tete, com os furtivos a adoptarem técnicas cada vez mais sofisticadas para ludibriar as autoridades.
MAPUTO-A preocupação foi apresentada terça-feira pelo presidente da Associação de Operadores Florestais desta província, Castigo Gimo, citado pelo Notícias que defende a necessidade de se reforçar a fiscalização nas áreas concedidas aos madeireiros, assim como na via pública.
Castigo Gimo afirma que o número de fiscais existentes é insuficiente para travar a acção dos furtivos e teme que todas as iniciativas do Governo para travar este fenómeno não atinjam os objectivos, porque já foram devastadas extensas áreas.
Falando ao “Noticias”, o chefe dos serviços províncias do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) de Tete, Damião Caliano, reconheceu que na província faltam fiscais, contando actualmente com um efectivo de 55 agentes.
Entretanto, Caliano disse que apesar das dificuldades, a sua equipa tem vindo a intensificar as acções de fiscalização, tendo resultado de Janeiro a esta parte na apreensão de 10 camiões de madeira e sete indivíduos em conexão com os casos.[AM]