Nacional

Interditada circulação de suínos devido a peste

2016-08-26 07:27:50 (UTC+01:00)

Está interditada desde ontem a movimentação de suínos vivos, carnes e seus derivados a partir da cidade da Beira na sequência da eclosão da peste suína africana, detectada no bairro da Manga.

MAPUTO-A Direcção Nacional de Veterinária (DINAV) emitiu uma circular dando conta das medidas de prevenção da propagação da doença, depois dos resultados positivos dos exames das amostras recolhidas no local suspeito, que confirmaram a ocorrência do vírus detectado no dia 19 de Agosto corrente.

Américo da Conceição, director nacional da Veterinária, disse ontem ao Notícias que a peste suína é uma doença que se propaga através de várias formas e o vírus resiste a diferentes situações ambientais, sendo por isso fundamental o rápido conhecimento por parte dos criadores, agentes de comercialização de carnes e consumidores sobre o surto para evitar o seu alastramento.

A DINAV recomenda que devem ser destruídos todos os suínos doentes ou que estiveram em contacto directo com os animais infectados, bem como deve ser efectuado o abate sanitário de todos aqueles que não apresentam sinais clínicos da peste.

Constituem sinal fundamental de suspeita de infecção os animais que se apresentam com temperatura corporal não superior a 40 graus centígrados, devendo nestas circunstâncias serem sacrificados e sujeitos a inspecções rigorosas antes e depois do abate, ao mesmo tempo que devem ser colhidas amostras para testagem laboratorial.

Conforme disse, os veículos usados no transporte dos animais e as pocilgas devem igualmente ser limpos e desinfectados, as camas e os excrementos enterrados em zonas seguras para evitar qualquer contacto com os animais sãos.[AM]