Nacional

Investimento assegura melhoria da rede eléctrica

2017-12-20 05:06:52 (UTC+00:00)

A qualidade de energia vai melhorar na sequência da reabilitação e modernização de infra-estruturas de rede, particularmente nas províncias de Maputo Cidade, Maputo Província, Niassa, Nampula e Cabo Delgado.

MAPUTO- Para o efeito, o Conselho de Ministros aprovou ontem, a resolução que ratifica o acordo de donativo celebrado com a Associação de Desenvolvimento Internacional, avaliado em 150 milhões de dólares norte-americanos.

Segundo Ana Comoana, porta-voz do governo, o projecto visa também promover maior eficiência operacional da Electricidade de Moçambique e a capacidade institucional em termo de operações que incluem a formação dos recursos humanos, bem como as áreas comercial, de assistência técnica e a parte da administração.

O executivo aprovou também o decreto que determina a rescisão antecipada e de mútuo acordo do contrato de concessão do Porto de Quelimane, na província da Zambézia e, consequente, a devolução à autoridade concedente.

Segundo explicação da porta-voz do governo, a gestão desta infra-estrutura passa a ser assegurada pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – Empresa Pública, na qualidade de gestor público portuário, tendo em vista salvaguardar o interesse nacional.

Desta forma, de acordo com a governante, pretende-se avançar para a promoção do desenvolvimento socioeconómico e sustentável da província da Zambézia e do país, bem como contribuir para um bom ambiente de negócios entre os operadores ferroportuários.






Fonte: Jornal Notícias