Nacional
Ivone Soares diz que Dhlakama só sai das matas após acordo com o Governo
2017-08-17 13:55:56 (UTC+01:00)
A chefe da bancada parlamentar da Renamo, Ivone Soares, disse na quarta-feira que o seu líder só sairá "das matas" se houver um acordo sobre descentralização e a integração dos homens armados da perdiz nas Forças de Defesa e Segurança.
MAPUTO - "Enquanto não houver conclusões das negociações em curso e não ficar claro que modelo de governação nós queremos e que modelo de Forças de Defesa e Segurança (FDS) queremos ou vamos ter, torna-se muito complicado o presidente Afonso Dhlakama sair das matas, porque pode acontecer uma fatalidade", disse Soares.
Segundo o diário O País, Ivone Soares enunciou as condições necessárias para que Afonso Dhlakama abandone o seu refúgio na serra da Gorongosa, província de Sofala, centro de Moçambique, em declarações à imprensa na cidade da Beira, capital daquela província, no final de uma visita de trabalho à região.
"Nós queremos celebrar uma saída (de Afonso Dhlakama) que seja uma vitória para todo o povo moçambicano. O recente encontro entre o Presidente da República e o líder da Renamo abre alguma expectativa, cria esperança e encorajamento", disse Ivone Soares.
A Renamo, prosseguiu, quer que os contactos com o Governo se traduzam em actos, através da aprovação de um pacote legal que preconize a criação de autarquias provinciais e da aprovação de um modelo de integração dos homens armados da Renamo nas FDS.[CC]