Nacional

Já foram recenseadas seis milhões de pessoas

2017-08-10 07:21:41 (UTC+01:00)

Pelo menos seis milhões de pessoas foram recenseadas em todo o território moçambicano desde o arranque do censo a 1 de Agosto corrente, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

MAPUTO- "Pouco mais de seis milhões de pessoas já foram recenseadas em todo o país. Este número varia a cada momento", disse o Porta-voz do INE, Cirilo Tembe, durante uma conferência de imprensa, convocada para anunciar a situação do quarto recenseamento geral da população, que se prolonga ate próximo dia 15.

Este número tende a crescer a cada dia que passa e, segundo explicou Tembe, a título de exemplo, até a noite de segunda-feira tinham sido enviadas informações que davam conta de se terem recenseado mais de 4 milhões de pessoas.

O cenário muda de um dia para outro, prevendo-se que esta seja a tendência para os próximos dias, até ao fim do processo.

"E os números são mais que estes, certamente. Seis milhões é o número que obtivemos dos centros que nos enviaram. Há mais centros que estão enviando as informações e, por isso, acreditamos que até ao dia 15 teremos alcançado a nossa meta de recensear todos os cidadãos", afirmou.

Neste processo estão envolvidos 94 mil pessoas, entre agentes recenseadores e controladores, sem incluir os guias.

O porta-voz do INE reiterou que o recenseamento abrange todos os cidadãos residentes em Moçambique, exceptuando os diplomatas. [FM]