Nacional

Japão financia compra de cinco viaturas de Bombeiros

2024-02-28 07:14:54 (UTC+00:00)

O governo do Japão desembolsou cerca de 170 mil dólares para a aquisição de cinco viaturas para o Serviço Nacional de Salvação Pública, SENSAP, vulgos Bombeiros, para as províncias de Maputo, Manica, Zambézia, Nampula e Niassa.

Aquele país nipónico desembolsou, igualmente, 70 mil 500 dólares, para a construção de seis salas de aulas, na Escola Primária Eduardo Mondlane, no distrito de Limpopo, na província de Gaza.

Um acordo nesse sentido foi rubricado esta terça-feira, em Maputo, pelo Embaixador do Japão, Hamada Keiji e pelo secretário permanente do Ministério do Interior, Victor Canhemba.

Na ocasião, o embaixador do Japão, Hamada Keiji, disse que as viaturas vão beneficiar a cerca de 2 milhões de pessoas e as salas de aulas vão melhorar as condições de aprendizagem de mais de 2 mil alunos.

Por seu turno, o Secretário Permanente do Ministério do Interior, Victor Canhemba, disse que o financiamento surge numa altura em que os incêndios constituem maior número dos incidentes registados no país.

Já, o director da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais, entidade que mobilizou o financiamento, Armando Macome, disse que esta acção vai ser uma mais-valia, visto que a Escola Primária Eduardo Mondlane, em Limpopo, ainda não contém salas convencionais.