Nacional

Japão investe 18 milhões de dólares em Instituto de Ciências da Saúde de Nacala

2015-10-13 06:41:29 (UTC+01:00)

O Japão vai investir 18 milhões de dólares na construção do Instituto de Ciências de Saúde em Nacala, anunciou ontem o embaixador japonês em Maputo.

MAPUTO- "Acreditamos que a construção do Instituto de Ciências de Nacala é de grande valor, na medida em que a província de Nampula é um local vital para o desenvolvimento económico do país", disse Akira Mizutani, falando durante a assinatura do acordo entre a embaixada japonesa e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em Maputo.

O instituto, com capacidade para 360 alunos por turno, vai formar profissionais do nível médio em 11 cursos, que incluem nutrição, enfermagem, saúde materno-infantil, medicina preventiva, odontologia e tecnologia de radiação.

"Este projeto vem reforçar as relações diplomáticas existentes entre os dois países", afirmou Akira Mizutani, enaltecendo a importância do projecto para Nacala, uma zona situada numa das províncias mais afectadas pela desnutrição crónica.

O acordo prevê ainda que um grupo de profissionais japoneses integre a equipa de docentes da instituição, onde se espera que se formem anualmente cerca de 300 especialistas.

Por seu turno, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyeleti Mondlane, disse que o projecto demostra o " firme compromisso" do Governo do Japão no desenvolvimento de Moçambique, destacando que este gesto revela as "boas relações" existentes entre os dois estados.

A vice-ministra enalteceu ainda a importância do Japão no apoio às principais áreas do Plano Quinquenal do Governo, nomeadamente na saúde, agricultura, assistência elementar e educação. [FM]