Nacional

Jorge Khálau passou à reserva

2016-06-11 12:40:40 (UTC+01:00)

O antigo comandante geral da Policia da República de Moçambique (PRM), Jorge Khálau, passou ontem, a reserva na sequência de um despacho presidencial assinado pelo chefe de Estado, Filipe Nyusi.

MAPUTO- Um comunicado de imprensa explica que o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pelo artigo 47 da Lei nº16/2013, de 12 de Agosto, conjugado com o Estatuto da Polícia e sob proposta do Ministro do Interior, determinou através de Despachos Presidenciais separados, a passagem à reserva, na efectividade de serviço, do Inspector-Geral da Polícia, Jorge Henrique da Costa Khálau e do Adjunto Comissário da Polícia, Jeremias Sebastião Machaieie.

Refira-se que Khálau foi nomeado para o cargo de Comandante Geral da PRM a 17 de Dezembro de 2008, pelo antigo Presidente da República, Armando Guebuza.

Khálau viria ser exonerado do cargo a 2 de Março último pelo incumbente Chefe de Estado moçambicano.

Num outro despacho, o Presidente da República, promoveu à patente de Adjunto Comissário da Polícia, no escalão de Oficiais Generais, da PRM os oficiais da PRM Aquilasse Kapangula Manda, Bernardo Benjamim Nchicoco, Ernesto Bernardo Guambe, Júlio Amaral Bonicela e Zito José Maconha. [FM]