Nacional

jornalistas africanos em estágio e formação na China

2016-03-01 07:53:11 (UTC+00:00)

Um total de 19 jornalistas de igual número de países africanos, incluindo Moçambique, iniciaram ontem, em Beijing, na China, um vasto programa de formação, estágio profissional e troca de experiências entre eles e profissionais chineses.

MAPUTO- Com a duração de dez meses, o programa é da autoria da Associação da Diplomacia Pública da China (CPDA), em resposta a um apelo do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), e é implementado pelo Centro de Imprensa China-África (CAPC).

A iniciativa foi desenhada para dar oportunidade a jornalistas africanos de viver e trabalhar no território chinês para que obtenham, em primeira mão, informações relevantes sobre a realidade desta grande potência económica da Ásia e do mundo.

Para além de Moçambique, participam este ano profissionais da comunicação social oriundos da Tanzania, Malawi, Zâmbia, Sudão do Sul, Libéria, Nigéria, Chade, Costa do Marfim, Quénia, Egipto, Camarões, República Centro-Africana, Gana, Guiné Conacry, Zimbabwe, Serra Leoa e Uganda.

No ano passado participaram no programa jornalistas de Angola, Egipto, Etiópia, RDCongo, Congo-Brazzaville, Nigéria, África do Sul, Tanzania, Moçambique e Tunísia.