Nacional

Jovens falam sobre o estado da democracia no país

2015-09-15 14:18:11 (UTC+01:00)

Alusivas as comemorações do Dia Mundial da Democracia, que hoje se assinala, a equipe de Reportagem da Folha de Maputo saiu a rua para medir o pulsar das opiniões dos jovens em torno do tema.

Os jovens por nós interpelados deram o seu parecer em torno do estado da democracia e da participação dos jovens na tomada de decisão que influenciam no rumo do país. Há quem pense que a camada juvenil não tem espaço no poder em Moçambique, como é o caso de Frugencio Chau.

“No nosso país eu nunca vi um jovem a decidir algo, o governo opta pelos que foram a guerra. No actual governo só vejo dois jovens que também não aparecem muito, não dão caras, acho que aqueles jovens são capas, e nesse âmbito ainda tem muita coisa por se fazer” disse Frugencio Chau

Apesar de afirmar não ter ligações com a política o jovem é da opinião de que a democracia está débil “eu acredito que o governo devia dar mais atenção ao adversário, neste caso o partido Renamo, acho que o estado não esta ceder”.

Já para a jovem Carla Munguambe apesar de o país ser democrático ainda a muito por se fazer nesse âmbito.

Munguambe foi ainda mais longe, quando questionada sobre a instabilidade que tem tornando o país noticia pelo mundo a fora “em 2019 eu vou votar na Renamo, se prepare porque eu vou votar em si e quero ver o que tu tanto prometes que vais fazer”.

Para Calu Amade os jovens estão a participar no processo de tomada de decisão pois, são eles que vão votar, que promovem e participam em marchas, são eles que dão ideias aos mais velhos. Relativo a paz o jovem disse “é complicado, falar da paz, ela é sustentável e as ameaças que ela tem sofrido não são relevantes”. [FI]