Nacional

Juízes querem julgar mais casos de corrupção

2016-10-03 08:56:09 (UTC+01:00)

Os juízes enaltecem a crescente subida do número de casos de julgamentos em todo o país por causa de matérias ligadas à corrupção.

MAPUTO- Os magistrados defendem mais trabalho investigativo para que mais processos sejam julgados e os seus autores responsabilizados pelos actos lesivos ao Estado.

Esta posição foi defendida semana finda, em Maputo, por Carlos Mondlane, presidente da Associação Moçambicana de Juízes, citado pelo Notícias, no decurso do Seminário Internacional sobre Corrupção e Justiça Criminal. O evento, que reuniu juízes, procuradores, agentes da Polícia e sociedade civil, discutiu novas formas de travar este fenómeno.

Carlos Mondlane, afirma que os altos dirigentes do Estado começam, embora ainda timidamente, a ser responsabilizados pelo seu comprovado envolvimento em práticas corruptas.
Para ele, quando o acto corrupto envolve dirigentes do topo o impacto será maior para a ocorrência ou replicação destes actos na base, em que passam a ser vistos como legitimados, pelo exemplo a nível mais alto da hierarquia. [FI]