Nacional

Juros da dívida pública batem recorde de 17,4%

2016-05-19 08:05:37 (UTC+01:00)

O País viu, ontem, as taxas de juro exigidas pelos investidores nos títulos de dívida soberana a atigirem o recorde de 17%, depois de o Governo alertar para a possibilidade de um 'default' já na próxima semana.

MAPUTO- A taxa de juro da dívida soberana estava esta tarde nos 17,41%, tendo subido 177 pontos base, de acordo com a agência de notícias financeira Bloomberg, citada pela Lusa.

A subida da taxa de juro que os investidores cobram para transacionar os títulos de dívida, no valor de cerca de 726 milhões de dólares que resultaram de uma troca de obrigações da Empresa Moçambicana de Atum, no mês passado representa uma subida de 70% do custo face aos juros de 10,5% inicialmente acordados.

O ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, alertou para a possibilidade de incumprimento numa prestação do empréstimo da Mozambique Assets Management (MAM), empresa beneficiada com créditos garantidos pelo Estado moçambicano à revelia das contas públicas, já na próxima semana.

"Segundo a empresa, neste momento [a MAM] está a negociar para reestruturar porque ainda não tem receitas suficientes para pagar" o valor de 178 milhões de dólares (158 milhões de euros) da primeira prestação, afirmou Adriano Maleiane aos deputados na Assembleia da República.