Nacional
Kenneth: Subiu para 38 o número de mortos
2019-04-30 06:12:01 (UTC+01:00)
Subiu para 38 o número de mortos em consequência das chuvas torrenciais associadas àpassagem do ciclone tropical Kenneth pela província de Cabo Delgado, onde as autoridades confirmam a existência de 168 mil pessoas afectadas.
MAPUTO- O Primeiro-ministro, que apresentou este balanço ontem na cidade de Pemba, disse que as mortes ocorreram nos distritos de Macomia, Quissanga, Ibo e na capital provincial.
“Apesar dos esforços das autoridades e parceiros na minimização dos impactos,principalmente os danos humanos, pela severidade do fenómeno estamos cientes que o número de vítimas mortais e afectados pode vir a aumentar à medida que as equipas de resgate atingem as zonas mais recônditas”, explicou Carlos Agostinho do Rosário.
Para assistência aos afectados, já estão posicionados meios aéreos e marítimos, nomeadamente quatro helicópteros e uma embarcação com capacidade de quatro toneladas.
O Primeiro-ministro anunciou igualmente a disponibilidade de víveres para assistência às 168 mil pessoas afectadas durante os próximos 15 dias.
Ainda ontem,devido à deterioração das condições climatéricas (mau tempo), Carlos Agostinho do Rosário PM não conseguiu chegar a Quissanga, distrito isolado por terra devido ao mau estado da via, e Ibo, devido à maré violenta.
Quanto à energia eléctrica, o Primeiro-ministro anunciou que,dos nove distritos que ficaram sem corrente devido ao ciclone, já foi restabelecido o fornecimento em pelo menos cinco, faltando apenas Macomia, Ibo, Quissanga e Meluco.
No entanto, assegurou que logo que as condições das vias melhorem a intervenção será mais célere de modo a normalizar, rapidamente, a situação.
Aliás,segundo o Primeiro-ministro, o Centro Operativo Nacional de Emergência (CENOE) vai-se instalar temporariamente no distrito de Macomia para flexibilizar a assistência aos afectados.
Entretanto, o tráfego voltou a fluir com normalidade, ontem, na estrada que liga a cidade de Pemba ao resto do país, depois de ter estado submersa devido às inundações causadas pelas intensas chuvas associadas ao ciclone Kenneth.
Enquanto isso, o Primeiro-ministro orientou o Governo de Cabo Delgado a identificar rapidamente espaços para acomodar e reassentar as populações afectadas que se encontram acomodadas nas escolas, de modo a permitir que as aulas sejam retomadas no mais curto espaço de tempo.
Diversas escolas nos distritos de Ancuabe, Macomia, Mecúfi, Meluco, Mocímboa da Praia, Muidumbe, Nangade, Palma, Quissanga e cidade de Pemba foram cedidas para albergar as populações desalojadas devido às inundações.