Nacional
Klemens desafia gestores da EDM à apostar em novas fontes de geração de energia
2016-10-28 18:36:36 (UTC+01:00)
A ministra dos Recursos Minerais e Energia Leticia Klemens desafiou hoje os novos administradores da Electricidade de Moçambique (EDM), a apostar na geração de energia com base nos diversos recursos energéticos existentes no país.
MAPUTO- Os novos gestores da EDM, foram também desafiados, a melhorar a expansão das infra-estruturas de transporte e distribuição com vista a garantir o aumento da disponibilidade de energia para o consumo doméstico e exportação.
Segundo a governante que falava momentos após a tomada de posse dos administradores Carlos Alberto Yum, Aly Sicola Morola Impija, Maria de Fátima Serra Ribeiro Arthur e Noel Joaquim Govene, seleccionados com base num concurso público, a actual taxa de acesso à energia no país na ordem dos 26 por cento é reduzida tendo em conta as potencialidades de geração existentes.
"Esta situação requer que a nossa equipa se empenhe com afinco para o alcance dos nossos objectivos de desenvolvimento. Exigi-se que exerça as suas funções com probidade, profissionalismo, transparência e respeito escrupuloso da lei" sublinhou.
A nomeação e empossamento destes quadros segue-se a um processo de selecção de potenciais candidatos ao cargo através dum concurso público internacional.
O concurso enquadrou-se no processo de transformação da EDM, visando fazer prevalecer o mérito na atribuição de responsabilidades para os cargos a preencher. Realizado através da empresa, e de acordo com as melhores práticas, envolvendo agência e consultores especializados, e avaliado por um painel internacional, o concurso iniciou em Junho de 2016, com a publicação através da imprensa das quatro vagas existentes.
No total, 93 candidatos submeteram as suas candidaturas para estes postos maior parte dos quais moçambicanos.
Importa frisar que nos últimos anos, Moçambique tem vindo a apostar nas energias novas e renováveis para suprir o défice energético que se regista no país. Com efeito, cerca de 4.6 milhões de consumidores nacionais beneficiam de energia através de fontes renováveis, o que corresponde a 18.5 por cento da população mocambicana.
Ainda no âmbito das energias novas e renováveis o país conta hoje com uma fábrica de painéis solares em Beluluane na Província de Maputo, um Atlas das Energias Renováveis de Moçambique, bem como três centrais solares fotovoltaicas na província do Niassa, contribuindo com 1.5 MW no aumento da expansão do uso das energias renováveis no País.