Nacional

Machava exorta jovens a defenderem interesse nacional com responsabilidade

2015-11-23 06:33:00 (UTC+00:00)

O Secretário-Geral do Par tido Frelimo, Eliseu Machava, exortou ontem os jovens a defenderem o interesse nacional com alto sentido de responsabilidade, patriotismo e a disciplina que sempre caracterizaram o povo moçambicano.

MAPUTO - Falando na abertura da III Sessão Extraordinária do Comité Central da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), que é a derradeira etapa da preparação do I Congresso da ala juvenil da Frelimo, Eliseu Machava disse acreditar que a camada juvenil da actualidade irá seguir o exemplo da “Geração de 25 de Setembro”, em que jovens de diferentes quadrantes do país se uniram pela causa da libertação dos homens e da terra, missão que orgulha hoje a todos os moçambicanos.

“Aos membros do Comité Central da OJM julgo que terão a oportunidade de avaliar o processo de preparação do I Congresso, a partir das células até aos órgãos centrais desta organização, documentos esses que merecerão a atenção dos delegados do magno encontro”, afirmou, citado pelo diário Notícias.

Com efeito, a sessão de dois dias tem por objectivo “afinar” os últimos retoques no processo de preparação do I Congresso da OJM, a ter lugar entre os dias 26 e 29 de Novembro corrente na Escola Nacional do Partido Frelimo, localizada no Município da Matola, província de Maputo.

Assim, os 56 membros do mais alto órgão deliberativo da “juventude da Frelimo” entre os congressos irão apreciar o relatório do Secretariado do Comité Central da OJM para o período 2010-2015; a informação do Gabinete Central de Preparação do Congresso; o informe do Conselho Jurisdicional (2010 – 2015); para além da proposta do programa da organização para os próximos cinco anos.

No rol de matérias a estudar pelos participantes desta reunião extraordinária, destaque vai também para a apreciação da proposta de revisão dos estatutos da OJM, proposta de membros honorários e beneméritos da organização, para além da ractificação dos candidatos a secretário-geral da agremiação e de outros membros dos órgãos sociais.

Na sessão de abertura do evento, o secretário-geral da OJM, Pedro Cossa, destacou como grandes feitos do mandato, ora a cessar, as vitórias da Frelimo nas eleições autárquicas intercalares de 2011, as autárquicas de 2013 e as legislativas, presidenciais e provinciais de 2014.

“Mandatados por vós, em dois momentos distintos da liderança da OJM, o primeiro de 16 de Novembro de 2010 a 31 de Maio de 2013, e o segundo, de 31 de Maio de 2013 a 26 de Novembro do ano em curso, prosseguimos com o que nos mandatastes – tornar a nossa organização forte, coesa e vencedora dos desafios que se nos impuseram ao longo deste quinquénio”, afirmou Cossa. [OD]