Nacional

Mais de 200 mil crianças e adolescentes vivem com HIV no país

2016-06-24 09:41:30 (UTC+01:00)

A maioria das crianças em Moçambique que nascem infectadas com o vírus HIV morre antes de atingir os dois anos de idade.

MAPUTO- Os dados foram revelados em Nampula no quadro do projecto de prevenção do HIV/SIDA denominado Saber é Viver levado a cabo pela Fundação Clarisse Machanguana.

Dados disponíveis indicam que cerca de duzentas e quarenta mil crianças, adolescentes e jovens em Moçambique vivem com o HIV.

Estes números foram divulgados no decurso da Campanha Saber é Viver promovida pela Fundação Clarisse Machanguana que escalou a Cidade portuária de Nacala, na Província nortenha de Nampula.

Na ocasião Albertino Zunza gestor provincial da ICAP, organização parceira do Ministério da Saúde no combate à doença do século disse que juntou-se a esta iniciativa para dinamizar o aconselhamento e assistência à pessoa vivendo com o HIV/SIDA.

Por sua vez, a patrona da campanha, a antiga basquetebolista Clarisse Machanguana explicou as vantagens do conhecimento individual do estado serológico para permitir a assistência médica em caso de necessidade.

Interagindo com as crianças, adolescentes e jovens que estiveram na Escola Secundária de Nacala, local que acolheu a primeira parte da campanha Clarisse Machanguana apontou o desporto como um factor que deve estar presente na vida.[AM]