Nacional

Mais de mil casos de tuberculose diagnosticados no primeiro trimestre

2016-04-27 10:46:00 (UTC+01:00)

Pelo menos mil casos de tuberculose foram diagnosticados no primeiro trimestre do ano em curso, na capital moçambicana, anunciou ontem a directora da saúde da cidade de Maputo, Alice de Abreu citada pela AIM.

MAPUTO-Falando à margem de uma exposição sobre tuberculose, De Abreu lamentou o facto de 43 pacientes terem abandonado o tratamento, colocando em risco as suas vidas e das pessoas que as rodeiam.

Por isso, a Direcção da Saúde, em parceria com a organização-não-governamental Médicos Sem Fronteiras, que se associou para a realização exposição, têm estado a envidar esforços para convencê-los a retomar o tratamento

Para a cidade de Maputo tivemos um total de 1.035 casos e temos infelizmente 121 casos em crianças e outros 17 de tuberculose multidroga resistente”, lamentou a directora.

Segundo Abreu, 996 pessoas foram curadas ainda no ano em curso.

Estatísticas das autoridades sanitárias indicam que pelo menos 160 pessoas morreram devido a tuberculose no ano passado em Moçambique, das quais 99 na cidade de Maputo. Outras 129 abandoaram o tratamento. [AM]