Nacional

Mais uma pedra no sapato dos “chapeiros”

2016-02-02 15:04:38 (UTC+00:00)

Os “chapeiros” que são conhecidos como os mestres nos desmandos na estrada e que tem reclamado dos cercos policias, tem mais uma nova pedra nos seus sapatos, ou melhor nas suas rodas e como diz a gíria popular “não estão a aguentar com a pedalada”.

MAPUTO-Em causa está a nova medida, ainda em fase de testes, implementada pelo Conselho Municipal, onde é reservada nos períodos de pico uma faixa exclusiva para a circulação de transportes públicos de passageiros.

Os transportadores semi-colectivos de passageiros, na via Zimpeto, Baixa e Museu, as primeiras a serem abrangidas pelo projecto, estão agastados com o novo cenário, que segundo alguns entrevistados, “condiciona o nosso rendimento, levamos muito tempo de um ponto para o outro”.

“Como se a faixa exclusiva para a passagem de autocarros não fosse suficiente, ainda tem os novos autocarros na nossa rota”, disse um chapeiro visivelmente revoltado com a situação que continuou “esses autocarros deviam parar de circular”.

Os transportadores privados de passageiros também reprovaram as mais novas aquisições do governo em parceria com empresas privadas, a frota de 50 autocarros que entraram hoje em circulação.

De acordo com os transportadores privados, para os novos autocarros influenciam de forma negativa os seus ganhos normais, pelo que, os novos carros deviam parar de circular.