Nacional

Malária mata 19 pessoas em Tete

2019-06-10 14:27:34 (UTC+01:00)

Pelo menos 19 pessoas, entre crianças e adultos, morreram de Janeiro a esta parte na província de Tete, vítimas de malária, revelou Aléx Bertil, chefe do Departamento da Saúde Pública.

MAPUTO- No entanto, de acordo com a fonte, houve uma redução de mortes por malária este ano, tendo em conta que no mesmo período de 2018 o sector registou 21 óbitos.

“Mesmo assim estamos preocupados porque trabalhamos para zero mortes por malária”, referiu Bertil, falando em conferência de imprensa na cidade de Tete.

“Registamos de Janeiro a esta parte, nas nossas unidades sanitárias, um total de 151 mil casos. Se compararmos com igual período do ano passado notamos que houve um aumento de casos em 36 por cento, porque houve maior procura de tratamento hospitalar”, explicou.

“Este aumento de casos preocupa-nos muito, porque o normal seria não termos casos de malária. Estamos a falar da erradicação da malária”, afirmou Bertil, citado pela AIM.

Acrescentou que “o aumento de casos de malária deveu-se às chuvas excessivas nos princípios deste ano e também ao facto de não termos feito, ainda, a pulverização intradomiciliária”.

Segundo Bertil, com a pulverização intradomiciliária os casos reduziriam, porque seria eliminada uma grande parte da população de mosquitos, vector transmissor da malária.

Disse que o sector reconhece que aqueles dois factores, chuvas excessivas e falta de pulverização, contribuíram em grande medida para mais casos de malária.

De acordo com Bertil, a distribuição de redes mosquiteiras nas consultas pré-natais a mulheres grávidas consta do rol de actividades em curso, que visam o combate à malária na província de Tete.

“Também celebramos um contrato com os governos distritais para cada sector de actividades fazer a sua parte no concernente ao combate à malária. Julgamos que a junção e conjugação de esforços poderão contribuir, significativamente, para a redução de casos de malária, bem como dos óbitos causados pela doença”, sublinhou.