Nacional

Manica: Sobe para sete o número de mortos em naufrágio

2015-11-11 05:42:57 (UTC+00:00)

O número de mortos num naufrágio ocorrido no sábado em Manica, centro do país, subiu para sete, após o resgate hoje de mais dois corpos, continuando cinco pessoas desaparecidas.

MAPUTO - “Ontem pela manhã foram resgatados mais dois corpos e as buscas pelos desaparecidos continuam no terreno”, disse citado pela Lusa João Vaz, director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGC) de Manica, que faz parte da comissão de assistência as vítimas do naufrágio, criada pelo Governo.

Os dois corpos, segundo disse a mesma fonte, foram encontrados num lugar não distante do local do naufrágio, na margem do distrito de Manica, por um grupo de pescadores locais, que estão empenhados, junto com o corpo de salvação pública, nas buscas pelos restantes corpos.

As autoridades de Manica alargaram na segunda-feira as buscas à barragem de Chicamba, na zona a jusante, da confluência de três rios, onde no sábado uma embarcação com 17 pessoas - 15 passageiros e dois tripulantes - naufragou.

Uma embarcação precária, movida a remos, naufragou com crentes da organização religiosa Zion Cristian Church (ZCC), de origem zimbabueana, quando o grupo tentava atravessar a confluência dos rios Revue, Messica e Chicamba (distrito de Manica), para participar numa vigília na outra margem, no distrito de Sussundenga.

Das vítimas, cinco pessoas foram resgatadas com vida e outras sete, incluindo duas crianças e um apóstolo do pastor provincial da organização, morreram afogadas, estando atualmente cinco desaparecidas.

O primeiro socorro, de uma comunidade pesqueira próxima da zona do incidente, só chegou 12 horas mais tarde, ou seja às 6:00 de domingo.

As pessoas resgatadas com vida foram encontradas abraçadas a galhos de árvores no curso e nas margens das águas, presumindo-se que as restantes vítimas tenham sido arrastadas pela corrente.

Entretanto, João Vaz, disse que seis vítimas do naufrágio foram ontem a enterrar no distrito de Manica.

Os cinco sobreviventes continuam internados no Hospital Distrital de Manica, em observação, “pelo tempo que permaneceram na água”, disse.

Igualmente, ontem o Governo provincial procedeu à distribuição de mantimentos aos familiares das vítimas, como a outros crentes da organização que estão acampados em vigília, nas duas margens do local do incidente, rezando pelo resgate dos restantes fiéis desaparecidos.[OD]