Nacional

Maputo e Matola vão ter 70 viaturas para transporte público

2016-09-09 09:02:43 (UTC+01:00)

As cidades de Maputo e Matola terão, até finais deste ano, mais 70 autocarros para o transporte público de passageiros.

MAPUTO- A garantia foi dada pelo Presidente do Município de Maputo, David Simango, durante uma visita efectuada às instalações da Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo.

Trata-se de uma medida que visa reduzir a carência de transporte nos dois municípios. “Neste momento não posso dizer qual será a divisão desses autocarros, mas será um investimento a ser feito pelos dois municípios e o Governo central”, explicou Simango.

Na mesma ocasião o Presidente do Município de Maputo enaugurou a nova rota dos Transportes Públicos que liga o bairro do Zimpeto, na cidade de Maputo, ao bairro Matola Gare, na cidade da Matola.

Para o efeito, serão colocados quatro autocarros que poderão ajudar a aliviar a procura pelo transporte para ligar as duas cidades.

Sabe-se no entanto que os autocarros que serão movidos a Diesel podem ser abastecidos com o gás natural, sendo que o seu custo se situa em cerca de 65% mais barato, fica no ar a pergunta sobre o porque de todos os novos autocarros ou mesmo todas as novas viaturas que o Estado adquire não serem movidas a gás natural.

Quando vivemos em época de contenção de despesas e de redução de custos estruturais em especial de empresas que são geridas de forma deficitária (obrigando o Estado constantemente a injectar dinheiro nas mesmas), fica difícil de entender estas lógicas. A Folha colocar-se-á em campo para investigar as razões deste tipo de tomada de decisão. [FI]