Nacional

Maputo é palco da segunda Conferencia Nórdico-moçambicana

2015-10-15 07:17:18 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que o crescimento e o desenvolvimento inclusivo, a democracia participativa e a promoção da paz e da estabilidade, são processos interdependentes e que devem continuar a caminhar juntos no país.

MAPUTO – Segundo a Rádio Moçambique, o chefe do Estado falava esta quarta-feira em Maputo, na abertura da Segunda Conferência Nórdico-moçambicana sobre Crescimento Inclusivo em Moçambique.

A conferência junta, na capital do país, representantes dos cinco países nórdicos, membros do governo moçambicano, políticos, académicos e sociedade civil.

Pretende-se, com a conferência, prosseguir com o diálogo sobre o crescimento inclusivo e explorar questões fundamentais, em busca de políticas para sustentar o desenvolvimento inclusivo de Moçambique.

Filipe Nyusi sublinhou que o crescimento inclusivo no país assenta numa base de criação de riqueza e acumulação, cujos benefícios são aplicados na redução da pobreza e das desigualdades sociais.

Segundo Filipe Nyusi, o crescimento inclusivo em Moçambique preconiza oportunidades iguais de acesso ao ensino básico e profissional, de saúde, justiça, financiamento ao ambiente de negócio atractivo.

Citando o Banco Mundial, o Presidente da República disse que a economia moçambicana cresceu a uma taxa média anual de 7.4 por cento nas últimas décadas, mas apesar deste crescimento continuam inaceitáveis os níveis de pobreza e de desnutrição crónica no país.[OD]