Nacional
Marido desempregado: Mulher deve assumir o comando mas sem humilhar o marido
2018-05-20 13:25:40 (UTC+01:00)
Numa entrevista ao Semanário Domingo, da Sociedade do Notícias, uma anciã de nome Bete, diz que num lar em que o homem está desempregado e a mulher é única a custear as despesas da casa, esta deve assumir o comando mas sem humilhar o marido.
MAPUTO- Vovó Bete afirma que o facto de a mulher custear as despesas da casa, ela não pode esquecer que marido é marido, respeitá-lo como tal e nunca desprezá-lo ou humilhá-lo, por estar desempregado.
Entretanto, para esta anciã, o chefe de família desempregado deve despir-se do preconceito e ajudar nas tarefas domésticas: varrer o quintal; deixar tudo preparado - água acarretada, ingredientes para preparar a refeição, de modo que a mulher, ao voltar do trabalho, apenas cozinhe. Para além disto, deve lavar a sua própria roupa e da esposa.
"Sim, quando há amor, ele lava a roupa da companheira. Mas não tem que fazer por obrigação".
Quando entra o salário, orienta a vovó, para além de custear as contas da casa, a mulher deve tirar algum (dinheiro) para fazer um agrado ao marido.
"Eu, por exemplo, estou mais ou menos nesta situação. Quando consigo algum dinheiro, dou ao meu marido para comprar cigarros e umas cervejinhas".
Foto: Jornal Domingo