Nacional
Marracuene celebra hoje 120 anos de Gwaza Muthine
2016-02-02 06:37:20 (UTC+00:00)
Assinala-se hoje a passagem do 120º aniversário da Batalha de Marracuene (Gwaza Muthini), uma data em que se evoca a resistência anti-colonial que opôs guerreiros comandados por Nwamatibyana, Zihlahla, Mahazule, Mulungu e Mavzaya ao exército colonial.
MAPUTO-As cerimónias centrais desta efeméride têm lugar no distrito de Marracuene, onde é realizado o habitual “kuphahla” (evocação dos espíritos dos antepassados), seguido de uma deposição de flores junto ao monumento aos guerreiros e a entoação do Hino Nacional e dos discursos de praxe. A cerimónia será dirigida pelo governador da província de Maputo, Raimundo Diomba.
Esta data tem sido associada nos últimos anos ao “Festival Marrabenta” e a outras actividades culturais que terão como o ponto mais alto um espectáculo musical denominado “Festival Marrabenta Gwaza Muthini”.
Haverá também o habitual “Comboio Marrabenta”, que parte da Estação Central dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) com destino ao distrito de Marracuene, transportando parte dos artistas que actuam no “Festival Marrabenta”, em interacção com os passageiros num ambiente de festa e descontracção.
Uma outra atracção deste evento é o “Ukanyi”, uma bebida preparada na véspera das festividades para que esteja disponível em quantidades suficientes para todos.
De referir que, a Batalha de Marracuene foi uma série de combates que se deram no local, no âmbito da resistência à ocupação portuguesa.[AM2]