Nacional
Matequenha aflige mais de 2500 pessoas em Nampula
2016-09-01 08:58:01 (UTC+01:00)
Dados divulgados pelo Departamento Provincial de Doenças Tropicais Negligenciadas na Direcção Provincial de Saúde, referem que mais de 2.500 pessoas vivem com matequenha na província de Nampula.
MAPUTO- Um surto de tunguiase, vulgo matequenha, está a afectar a cidade de Nampula, capital da província com o mesmo em Moçambique, desde Março último.
Contudo, desde Junho o surto começou a atingir proporções alarmantes algo que levou as autoridades sanitárias a tentar juntar sinergias multissectoriais, noticiou a AIM.
A propagação desta infecção é preocupante em Nampula, onde no ano passado causou pelos três óbitos no distrito costeiro de Nacala-Porto.
Segundo Firmino Anastácio do Departamento de Saúde Pública na Direcção Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Nampula, a Matequenha é causada por uma pulga denominada tunga-penetrans, que ataca mais a planta dos pés, razão pela qual as autoridades sanitárias aconselham as pessoas infectadas a procurarem assistência médica o mais rapidamente possível. [FI]