Nacional
Matola será palco de OIDP
2015-09-03 07:05:30 (UTC+01:00)
A Cidade da Matola, província de Maputo, acolhe de 4 a 6 de Maio próximo, a XVI Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP).
MAPUTO - Segundo escreveu AIM, trata-se de um espaço de troca de ideias sobre a participação das comunidades de diferentes cidades dos vários países do mundo na acção sócio-política e governativa.
O programa preparatório deste evento foi lançado ontem pelo presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa, explicando que o evento deverá reunir cerca de 750 delegados que irão debater assuntos ligados a boa governação e a participação dos munícipes para o sucesso dos programas dos governos locais.
Criado em 2001, o OIDP junta 750 cidades de 73 países em rede. Segundo Cossa, é um espaço aberto a todos os governos, entidades, organizações e centros de investigação de todo o mundo, que buscam conhecer, trocar experiências para aplicá-las na governação participativa.
A Cidade da Matola, que assumiu este ano, em Madrid, Espanha, a Presidência e Sede do OIDP na XV Conferência daquela organização, torna-se assim, a primeira cidade africana a acolher uma assembleia internacional sobra Boa Governação e Democracia Participativa.
Esta organização, segundo o edil, actua em colaboração com a Rede de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) contribuindo para a produção do conhecimento e de novas políticas públicas de participação do cidadão na governação das cidades em cooperação com outras redes internacionais.[OD]