Nacional
MDM submete candidatura para à eleição intercalar
2017-11-17 06:48:29 (UTC+00:00)
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), submeteu ontem a sua candidatura à eleição intercalar do Município de Nampula, agendada para 24 de Janeiro de 2018.
MAPUTO- A candidatura foi submetida à Comissão Nacional de Eleições (CNE), pelo mandatário desta formação política, José Manuel de Sousa, que manifestou confiança nos resultados do escrutínio, embora não seja ainda conhecido o candidato que vai dar continuidade da liderança do MDM naquele município, em caso de vitória.
José Manuel de Sousa afirmou que, as opiniões segundo as quais o MDM está com a imagem manchada na corrida para o comando do município de Nampula, serão revertidas.
"É preciso entender que em política muita coisa acontece, mas o mais importante é o nosso foco, que é trabalharmos nas bases de modo que aquilo que é desiderato do MDM seja atingido, queremos vencer com naturalidade", disse.
Questionado sobre os incidentes que ditaram o afastamento de Manuel Tocova, do cargo de edil interino de Nampula, que assumiu as pastas na sequência do assassinato de Mahamudo Amurane, a fonte disse tratar-se de assuntos pessoais que vão ser resolvidos pelo visado.
"As adversidades que aconteceram têm a ver pessoalmente com a figura de que me refiro, por isso nós, como MDM, estamos convencidos de que ele conseguirá em tempo próprio, ultrapassar todas estas adversidades". disse.
O Vogal da Comissão Nacional de Eleições, Rodrigues Timba, que recebeu a candidatura, avançou que vai notificar o partido, após a verificação da autenticidade dos documentos submetidos.
O Governo marcou para 24 de Janeiro próximo, a data da eleição intercalar no município de Nampula, província de mesmo nome, após a declaração de incapacidade permanente do então edil, Mahamudo Amurado, assassinado no passado dia 4 de Outubro, data em que se celebra a paz em Moçambique, por um indivíduo ainda desconhecido.
Na sequência da morte de Amurane, o cargo de edil de Nampula foi assumido pelo presidente da Assembleia Municipal, Manuel Tocova, também membro do MDM, cujo mandato foi marcado por sucessivas polémicas que ditaram o seu afastamento, incluindo do cargo de presidente da Assembleia Municipal, estando actualmente as duas posições na responsabilidade de Américo da Costa Iemenle, também do MDM.