Nacional
Mercado imobiliário em queda vertiginosa
2015-10-15 08:15:27 (UTC+01:00)
O Mercado imobiliário na capital Moçambicana está em queda vertiginosa.
MAPUTO - De facto, depois de Maputo ver crescer prédios de habitação e de escritórios de forma explosiva, em especial nas zonas da baixa e da nova marginal, a procura não tem acompanhado a oferta e há prédios por acabar e outros já terminados mas com pouco mais de 5 apartamentos vendidos num ano.
O excesso de oferta e em especial a oferta a preços superiores a 600.000 USD para apartamentos de cerca de 200 metros quadrados (cerca de 3000 USD o metro quadrado) "desnatou" o mercado no seu segmento alto tendo ao mesmo tempo contribuído a saída em massa do país de uma grande camada de investidores por causa dos raptos. Estes investidores chegavam a comprar 5 apartamentos de uma vez só por projecto e compravam em consórcio viabilizando os projectos de construção.
Em termos de escritórios, os edifícios que foram sendo construídos para os Ministérios e outras instituições do Estado também foram contribuindo para a "libertação" de espaços mais antigos antes por estes ocupados, o que também forçou o preço para baixo. O preço do metro quadrado de aluguer de espaços de escritório que esteve ao nível de 45 USD o metro quadrado está hoje em baixa de correcção de cerca de 30 a 32 USD o metro quadrado.
Alguns edifícios de habitação tem praticamente as vendas a zero pois há um claro desfasamento entre o preço, a qualidade do apartamento para o segmento alto e a área construída. De facto, o mercado hoje "migrou" para produtos de maior qualidade, menor área e um preço nunca superior aos 250.000 USD por apartamento ou apartamentos que sejam possíveis de alugar por 3000 USD por mês de renda e que estejam bem localizados na cidade e com pelo menos condomínio com segurança/limpeza/gestão garantida.
Quanto aos projectos por concluir ou que estagnaram, resta aguardar por melhores dias (rezar para que a exploração do gás do Rovuma aconteça de facto) ou vender para recuperar o investimento por preços muito mais baixos.[MCM]