Nacional

Mercados de Maputo registam subida de preços

2015-11-21 07:32:04 (UTC+00:00)

Nos últimos dias, preços de alguns produtos essenciais, particularmente os frescos, tendem a subir, em alguns mercados do centro da cidade de Maputo.

MAPUTO – Segundo o Notícias, os vendedores justificam o agravamento dos preços com uma alegada oscilação de preços nos mercados grossistas de Zimpeto, Malanga e Fajardo, acabando por influenciar os mercados retalhistas.

No Mercado Central, por exemplo, no início desta semana o saco de 10 quilogramas de batata importada passou a custar 200 meticais contra os anteriores 170 a 180 praticados da semana passada. Segundo os vendedores, o mesmo poderá ser agravado para 220 meticais nos próximos dias, se mantiver a tendência de agravamento nos grossistas.

O saco de cebola, que na semana passada custava 170 meticais, passou, esta semana, a ser vendido a 180 meticais. Os ovos importados da África do Sul também tiveram uma ligeira subida e, actualmente, uma dúzia é vendida a 65 meticais contra os anteriores 60 meticais.

No Mercado do Povo, no centro da cidade de Maputo, um quilo de batata nacional custa 35 meticais, o que representa uma ligeira subida comparativamente aos anteriores 30 meticais praticados na semana passada.

A subida registou-se também em relação ao feijão-manteiga, cujo preço está nos 80 meticais o quilograma, contra os 60 praticados na semana passada.

No mesmo mercado, o preço da farinha de milho não escapou àquelas oscilações e um quilograma de farinha nacional que era vendido a 28 meticais custa agora 30 meticais. O quilo de farinha importada da África do Sul, que anteriormente era vendido a 30 meticais, passou a ser vendido a 35 meticais.

O Mercado Mandela, também localizado na capital do país, apresenta um cenário similar ao dos restantes, em termos de subida de preços. [OD]