Metade das embarcações da EMATUM já têm licença para operar
2016-03-21 06:56:47 (UTC+00:00)
Metade das embarcações adquiridas pela Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM), para pesca, já têm licença para operar.
Fundada em 2013 com capitais públicos e privados, a empresa iniciou a actividade de pesca em Dezembro, operando na altura com cinco embarcações. Para toda a operação, ela deverá contar com 24 embarcações ordenadas do Constructions Mécaniques de Normandie, em França.
O Ministro moçambicano do Mar, Águas Interiores e Pesca, Agostinho Mondlane, assegura que as outras 12 embarcações serão licenciadas ainda este ano, e vão permitir aumentar a pesca do atum no país.
Agostinho Mondlane, segundo escreve o ”O País”, assumiu, sexta-feira a bordo de uma embarcação da Escola de Pescas que fazia a viagem Matola-Cidade de Maputo, que a EMATUM será a partir deste ano sustentável, quando começar a pescar cerca de 3 mil toneladas de atum, dez vezes acima das 300 toneladas que pescou no ano passado.
“Pela informação que tenho vindo a receber, estão a trabalhar no sentido de todos os barcos se fazerem ao mar por forma a atingir as metas programadas. Até agora, já foram licenciadas 12 embarcações e, nos próximos meses, todos os barcos vão poder se fazer à faina”, afirmou o governante numa visita à Escola de Pesca, a única do país que opera na província meridional de Maputo.
A empresa tem como objecto social principal a actividade pesqueira do atum e de outros recursos pesqueiros, incluindo a pesca, recepção, processamento, armazenamento, manuseamento, trânsito, comercialização, importação e exportação desses produtos.[CC]