Nacional

Migração fiscaliza legalidade dos estrangeiros no comércio

2016-08-11 13:35:33 (UTC+01:00)

Nos últimos dias o SENAMI desencadeou uma operação de fiscalização que abrangeu 16 estabelecimentos comerciais em todo o país, tendo sido visados 56 cidadãos estrangeiros, entre ruandeses, zimbabweanos, indianos, brasileiros e portugueses.

MAPUTO-Segundo Rosa Lúcio, porta-voz daquela instituição subordinada ao Ministério do Interior, citada esta quinta-feira pelo Notícias”, a ideia da operação é identificar cidadãos estrangeiros que se encontrem em situação irregular no país, posto o que são accionados os mecanismos visando estabelecer a legalidade.

Entre as irregularidades detectadas nas operações de inspecção, figuram o porte de vistos e DIRE (Documento de Identificação de Residentes Estrangeiros) caducados ou de Certificados de Emergência sem carimbo de entrada. Entre os indivíduos flagrados pelas autoridades nessa situação, alguns foram detidos para prestar declarações, outros viram a sua situação regularizada mediante pagamento de multas no valor de 20 mil meticais.

Ainda no âmbito da fiscalização, o SENAMI repatriou, nos últimos dias, 64 estrangeiros de diversas nacionalidades que se encontravam no país de forma irregular. Destes, contam-se dois nigerianos, 60 malawianos, um indiano e um sul-africano.[AM]