Nacional

Mineiros passam a receber em rands a partir de Julho próximo

2016-04-14 09:11:52 (UTC+01:00)

O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) e a agência de recrutamento de mão-de-obra para as minas da África do Sul, a TEBA, chegaram ontem a acordo visando o início de pagamento dos mineiros em rands a partir do mês de Julho próximo.

MAPUTO- O Notícias escreve na sua edição de hoje que este entendimento surge após vários encontros de negociações e de análise sobre a viabilidade, levados a cabo tanto pelo Governo moçambicano, como pela contraparte sul-africana a TEBA (The Employment Bureau of Africa).

O chamado pagamento em diferido passa, assim, a ser pago desta forma em detrimento do metical, facto que também responde á preocupação dos mineiros que alegam que a moeda nacional sofre constantes desvalorizações.

O Memorando foi assinado pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Dias Diogo, e o Presidente da TEBA, Moses Montlantle, tendo contado com a testemunha do Banco de Moçambique, através da sua Administradora do Pelouro de Informática, Pagamentos e Cultura, Gertrudes Adolfo Macueve, bem como do Embaixador sul-africano em Moçambique, Mandisi Mpahlwa, e outros quadros seniores dos dois países.[AM]