Nacional

MISA apela à revogação da nomeação de Inroga para PCA da TVM

2018-02-15 06:23:43 (UTC+00:00)

O Instituto para a Comunicação Social da África Austral-Moçambique (MISA-Moçambique) emitiu ontem um comunicado no qual apela ao Governo a revogar a nomeação de Armando Inroga para o cargo de PCA da TVM.

MAPUTO- O MISA-Moçambique, considera que a nomeação de um político sem nenhum histórico na comunicação social "constitui um rude golpe e revês na ambição do país caminhar rumo à plena liberdade de imprensa e de expressão, sobretudo à independência e imparcialidade dos órgãos de comunicação do sector público".

Considera também que ao nomear um político para este cargo, o Governo está a emitir um sinal preocupante ao ambiente de actuação dos órgãos do sector público e a minar todo o esforço de democratização das instituições públicas, particularmente dos órgãos de informação.

Por outro lado, a instituição diz estar preocupada pelo facto de a nomeação não ter sido antecedida de uma consulta ao Conselho Superior de Comunicação Social, conforme determina a Constituição da República.

De recordar que Armando Inroga, foi nomeado, esta terça-feira pelo Conselho de Ministros, para o cargo de Presidente de Administração da Televisão de Moçambique (TVM).