Nacional
MISAU recebe apoio para combate a doenças crónicas
2017-02-23 08:01:00 (UTC+00:00)
Moçambique vai beneficiar nos próximos 3 anos de um financiamento de cerca de 700 mil dólares para o combate a diabetes e hipertensão arterial, num financiamento da fundação Mundial da Diabetes.
MAPUTO-O projecto terá o custo total de cerca de 3 milhões de dólares, sendo 700 mil dólares doados pela Fundação Mundial da Diabetes, e o remanescente Comparticipado Pelo Estado Moçambicano.
O projecto a ser lançado a 23 de Fevereiro corrente, em Cabo Delgado, irá abranger 3 províncias, num total de 21 distritos.
Denominado “Projecto de Abordagem Integrada da Diabetes Mellitus e da Hipertensão Arterial nos Cuidados Primários”, faz parte de um conjunto de acções definidas no Plano Económico e Social da Saúde 2014-2017 e Plano Estratégico do Sector da Saúde 2014 -2019, surgindo como resposta ao crescente aumento de doenças crónicas no país.
Pretende-se com o mesmo, reforçar os cuidados de saúde com serviços promocionais vocacionados à educação das comunidades para a promoção de estilo de vida saudáveis, melhoria do acesso aos cuidados de saúde, diagnóstico e tratamento precoce, treino dos profissionais de saúde, e a melhoria do sistema de informação em saúde para as doenças crónicas.
A destacar ainda, que, os Centros de Saúde contemplados, passarão a dispor de equipamentos como o Glicómetro e fita de Glicemia, o que vai permitir que os doentes sejam informados do seu estado de Saúde ao nível daquele tipo de unidade sanitária, contrariamente ao que antes acontecia, pois este tipo de exames só era feito em Hospitais Gerais, Provinciais e Centrais.