Nacional
MISAU-Resultados de intoxicação do Pombe divulgados em breve
2015-08-13 08:12:49 (UTC+01:00)
O Ministério da Saúde (MISAU) prometeu deixar esclarecido em breve, o mistério por de trás da intoxicação de 75 pessoas, em Chitima, depois do consumirem uma bebida de fermentação caseira, denominada Pombe.
MAPUTO-O caso que aconteceu no mês de Janeiro do ano em curso, na sede distrital de Cahora Bassa, na província central de Tete, onde 177 pessoas que regressavam de uma cerimónia familiar foram contaminadas, desde então o sector da saúde desencadeou, em parceria com entidades afins de outros países, um processo de recolha de amostras para a subsequente análise laboratorial.
A morosidade no decurso das investigações aumentou a ansiedade das populações e abriu espaço para uma diversidade de especulações, entre elas a possibilidade de ter sido bílis de crocodilo, crença comum a nível local, mas imediatamente desmentida pelos estudos efectuados logo de seguida, que provaram não passar de um mito entre os nativos.
A maioria estava convicta que a detenção de Chicamba daria celeridade as análises laboratoriais, mas volvidos oito meses ainda se aguarda a informação sobre o agente tóxico usado para envenenar as quantidades de pombe que vitimaram dezenas de pessoas.
Todavia, o director nacional de Saúde Pública, Francisco Mbofana, garantiu terça-feira que os resultados da investigação serão publicados oportunamente, estando, o ministério, a efectuar os últimos acertos em termos de informação que está a ser recolhida. [FI]